A Importância de Identificar o Público-Alvo

O Público-Alvo é mais importante do que você imagina em um processo de vendas.

Primeiramente é preciso diferenciar persona de público-alvo.

Persona X Público-alvo

O público-alvo de um empreendimento pode ser conceituado como um grupo de pessoas com especialidades em comum, que podem ser idade, gênero, profissão, entre outros fatores mais genéricos. Por outro lado, a persona é a representação do comprador ideal do seu negócio, estabelecida de figura humanizada e personalizada para o seu negócio.

Brunch Choice Crowd Dining Food Options Eating Concept

Muitas vezes, as pessoas que trabalham com venda de doces salgados, pizzas e comida no geral, não se atentam para conhecer o público-alvo.

Talvez por pensar que todo mundo come, e comida é algo que todos sempre irão procurar.

Mas, quero te falar que há um grande erro em não estudar e focar em seu público-alvo.

É claro que comida é essencial e todo mundo procura por ela. Porém, se você trabalha com culinária ou gastronomia e ainda não parou para estudar o seu cliente, sinto te informar, mas você está perdendo dinheiro.

Então, você pode me falar: “Não estou não, pois o meu estabelecimento está sempre cheio ou as minhas vendas tem sido satisfatória. ”

No entanto, quero te falar que essas vendas poderão ser muito mais satisfatórias e você poderá alcançar patamares muito maiores se passar a dar mais atenção na necessidade do seu público e não apenas produzir produtos para vender e receber algum dinheiro em troca.

Por mais que comida é um produto consumido por todo mundo e sempre será alvo de venda, as pessoas possuem interesses, gostos e necessidades específicas.

Illustration of diverse people holding colorful ice creams

Vamos dar um exemplo, uma quantidade imensa de pessoas gosta de bolo. Porém, nem todo mundo gosta de bolo de laranja. Dessa forma, você pode fazer uma pesquisa para saber qual bolo as pessoas que frequentam seu estabelecimento consomem mais.

Para isso, é possível observar durante um período de tempo qual bolo tem vendido mais, o de laranja, ou o de chocolate, ou de milho, e por aí vai.

Após identificar o gosto do público, basta dar mais atenção para este produto, procurar melhores fornecedores, diferenciar as formas de venda do bolo que mais vende.

Você pode vender os sabores inteiros, em pedaços ou transformá-los em bolo no pote.

Vendê-lo em pedaços, inteiro, no pote, enfim, você pode abusar de sua criatividade para agradar os consumidores e fazê-los frequentar cada vez mais o seu estabelecimento.

Cada dia que passa mais estabelecimentos de diferentes negócios têm surgido no mercado. Através de estudo de especialistas na área de gastronomia e estudantes de qualidade do que é servido na mesa do brasileiro, a indústria de alimentos tem melhorado consideravelmente.

Por isso, é importante observar o que seus concorrentes têm feito para atrair a clientela. Você não deve copiá-lo, mas é interessante estar atento no que ele tem feito de diferente para atrair as pessoas.

Uma questão importante a ser notado também sobre os seus clientes, é o tipo de estratégia que mais o atraem. Por exemplo, eles preferem promoções ou vale? Observando esse aspecto, você saberá qual estratégia de marketing vale mais a pena investir para não ter falhas nos seus planejamentos.

No que tange a venda de comidas, já falei em outras postagens aqui do Lucro na Cozinha, mas vale a pena ressaltar que é possível abusar da criatividade.

Uma ótima alternativa é colocar cores nos seus pratos, fazer designer e quanto a isso, observar qual cor atrai mais as pessoas.

Outro fator importante é saber os dados demográficos dos consumidores. Qual a idade deles? Você sabia que pessoas de diferente idade possui gosto culinário diferente? Por exemplo, os jovens consomem mais fast-food do que as pessoas mais velhas. Qual o nível de escolaridade e renda?

A renda é algo de extrema importância. Eles possuem um gosto para comida mais fina? Ou preferem uma comida mais tradicional.

Hoje em dia é muito fácil realizar pesquisas e conhecer mais sobre o gosto dos clientes pelas redes sociais.

Já mencionei antes em outros artigos e torno a repetir. Crie redes sociais para seu negócio.

Numa página de Instagram por exemplo, você pode perguntar qual a preferência dela. Postagens como: você prefere Doce ou Salgado?  O que você gosta de comer nos fins de semana: Sanduiches ou pizzas? Pesquisas desse tipo aumentam consideravelmente o seu leque de estratégia para oferecer a preferência do seu target (público alvo).

O Púbico-Alvo é Apenas Um?

Claro que não, de acordo com suas pesquisas, você identificará diferentes gostos e necessidades. Assim, poderá criar produtos diversos para atender diferentes público e o seu negócio só terá a crescer.

será fácil perceber que ao realizar pesquisas e testes, você saberá qual horário, dia e época deverá determinado tipo de comida.

Nos estudos do público-alvo é importante detectar também os costumes culturais, sociais e pscicológicos do consumidor. Essas são informações bem precisas que te farão tomar um rumo bem específico sobre o que será oferecido para cada grupo de pessoas.  

Documente Suas Observações:

Não basta apenas observar e guardar todas as informações na sua cabeça. É importante que cada aspecto detectado seja colocado no papel para que sua estratégia seja melhor definida e elaborada.

Se você guardar apenas em sua mente o que for sendo notado, algo pode ser esquecido e pode ocorrer falha no processo de conquista e segurança da clientela.

Já pensou você gastar um tempo realizando pesquisas e deixar as informações se perderem? Caso isso ocorra será necessário executar toda a pesquisa novamente o que irá demandar mais tempo e talvez mais custos.

Education concept. Student studying and brainstorming campus concept. Close up of students discussing their subject on books or textbooks. Selective focus.

Por isso, a importância da anotação e colocação de tudo de maneira organizada no papel, fazer planilhas comparativas para que seja tudo feito da forma mais exata possível.  

Depois de identificado o seu Público alvo e realizado testes com estratégias obtidas através dos seus estudos, é importante você solicitar o um feedback das pessoas para identificar se tem alguma falha e algo precisa ser corrigido.

Para isso, você pode utilizar também de pesquisas através das redes sociais ou mesmo perguntar a opinião das pessoas a respeito do que elas estão achando doa forma como o serviço vem sendo conduzido, perguntar a opinião delas sobre os produtos consumidos. Através da resposta delas, a próxima etapa é fazer as correções necessárias e mudar o que não está gerando resultados.  

Agora você já entendeu a importância de definir o público alvo. Tenho certeza que após colocar os estudos em práticas os seus resultados serão melhores do que já são.

Espero você comentar e me contar como está sendo tudo nos comentários ou através de nossas redes sociais.

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