Pensando em empreender no ramo gastronômico, uma das primeiras coisas que nos vem à mente é vender docinhos (a outra é vender limonada na porta da escola).
Mas, se tratando de um empreendimento, devemos tomar alguns cuidados quando estamos em diversas etapas do processo tão romântico de idealização do nosso negócio.
1º Não definir seu público alvo:
Logo de início, devemos nos ater a quem irá comprar o seu produto. Isso irá ditar qual a cara de sua empresa, quais as estratégias que deverá abordar durante a vida do seu empreendimento.
O público alvo é definido por onde você pretende vender, a idade dos
compradores e seu poder aquisitivo. Se seu foco é venda em pequena escala, deverá se atentar em diminuir os custos de produção para aumentar sua margem de lucro.
Isso tudo sem diminuir a qualidade dos seus docinhos. “Um cliente satisfeito fala para duas pessoas sobre a loja/produto, um cliente insatisfeito falará para todos de sua insatisfação.”
2ª – Não focar em qualidade:
Quando damos de cara com uma ideia tendemos a procurar formas de contra argumentar com nós mesmos. Dessa forma, procuramos brechas para dar lugar a desmotivação de que nossa ideia não vale algum ou todo nosso esforço.
Porém, quando já temos a empresa em funcionamento, com produtos definidos, e tudo acertado, cometemos o erro de buscar o lucro de forma mais rápida. E muitas vezes fazemos isso por meios que podem prejudicar o negócio a longo prazo.
Diminuir a qualidade da matéria prima de produção dos doces é uma condição igual a de mudar o produto por um inferior. O cliente, consumidor final do produto, irá sentir a mudança sensorial quando é feito tal barateamento.
De todas as formas, não é uma boa ideia diminuir a qualidade para aumentar o lucro. Ao invés disso, poderia experimentar investir em marketing, estudar mais sobre o produto e produzir variantes para mercados diferentes.
Outra alternativa é criar promoções para alavancar a venda em massa de sua produção, evitando a criação de estoque ou desperdício de material.
Um exemplo disso, é quando você deixa de comprar guardanapos de papel colorido pois o brigadeiro já vem com uma proteção que impede o cliente de tocar diretamente no doce com as mãos.
Seu doce pode até ser mais barato, porém quando o seu foco é a qualidade do produto/atendimento/pós-venda, você pode pedir mais caro sobre ele e ainda fidelizar a sua clientela.
3ª – Não leva a sério o seu negócio:
Provavelmente você veio parar nesse site pois já tem um pequeno negócio com doces, porém não está vendo uma lucratividade nele. Pois meu caro leitor, vamos refletir sobre algumas atitudes que possivelmente sejam a razão de sua falta de progresso rápido.
Você já viu como trata seu empreendimento? Alguns autores do ramo da administração falam que a empresa em seu estágio inicial é um “bebê”: consome seu tempo, seu dinheiro, lhe coloca mais responsabilidades.
Porém, esse “bebê” vai crescer e se sustentar com suas próprias “pernas”, e mais, vai lhe sustentar também. Para que isso ocorra, o administrador deverá aprender a acreditar em seu potencial, na sua ideia e, acima de tudo, se esforçar.
Não é por que você vende mousse de limão que seu produto não deve ter uma marca, que você não deve ter fornecedores diversos em caso de variação de preço ou problemas com disponibilidade de matéria prima, ou deixar de servir em uma embalagem apropriada.
Todo negócio começa pequeno, lembre-se disso, o que torna-o grande são as escolhas de seus gestores.
4ª – Colocar tudo no mesmo bolso:
O negócio já está funcionando, você se planejou, organizou tudo como deveria, e ele começou a gerar dinheiro… E mais dinheiro, e você não conseguiu administrar da maneira correta e agora está sem nenhum tostão para comprar sua matéria prima, e agora?
Bem, para não entrar nessa furada do “e agora?”, devemos aprender a administrar nossas receita de forma a distribuir o dinheiro gerado pela empresa buscando o crescimento. Se tratando de uma pequena empresa a distribuição desse capital deve ser feita pensando no que seu administrador busca como meta para a mesma.
Por exemplo: Aumento de clientela; Valorização da marca; Abertura de um ponto comercial; Aumento do valor da empresa no mercado.
Porém, quando o administrador coloca todo o capital da empresa no mesmo bolso que ele usa para administrar suas contas pessoais, pode assim acabar com seu negócio rapidamente.
Pensando o empreendimento como uma pessoa, ela tem suas necessidades,
despesas e precisa de dinheiro para movimentação durante sua “vida”, o mais interessante a ser feito é a separação da conta do seu administrador a conta destinada para empresa, buscando o melhor controle.
Algo que todo gestor deve se preocupar é na porcentagem de reinvestimento que você fará. Com o pagamento de seu pró-labore (Salário do gestor), você poderá reinvestir uma porcentagem para garantir que sua empresa tenha crescimento e um apoio durante os períodos de crise.
5º – Não definir mercado:
Sabendo qual ramo de negócio que vais seguir, deverá assim definir os seus produtos a serem comercializados.
No ramo da doçaria, temos uma diversidade gigante de produtos que podem ser vendidos, os docinhos como brigadeiro, beijinho, bombom trufado, e outros, podem servir inicialmente para seu negócio pois são de fácil produção e atendem grande público além existir uma diversidade de variantes de sabor gigantesca.
Porém, o que parece vantagem, como a diversidade em sabor, pode ser um fator incapacitante para um negócio em seu estágio inicial. Veja no próximo item como fugir dessa armadilha.
6ª – Não definir seus produtos:
Quando o produtor não se atém a um produto em específico, ele acaba por desgastar sua clientela ou excluir certos compradores.
Isso pode ser evitado definindo produtos fixos em seu cardápio de opções, colocando dois produtos fixos e um variável. Por exemplo: Brigadeiro, beijinho e o variável sendo bem casado, beijinho de maracujá, brigadeiro de nutella. Podendo fixar dias para comercializar os variáveis. Assim fideliza a sua clientela.
7ª – Não ter meios de divulgação online:
Hoje as redes sociais são grandes vitrines não físicas que conectam os clientes aos vendedores.
Saber usá-las é dominar uma grande ferramenta para alavancar seu
empreendimento. A estética dos doces possui um teor quase apelativo, nos deixando salivando só de olhar uma boa foto, com boa iluminação e cores vibrante.
O Instagram é uma ótima ferramenta para divulgação dessas fotos, possuindo opções no próprio aplicativo para quem gostaria de gerenciar uma conta para seu negócio.
E seu sistema de chat ajuda a quem se interessar em fazer encomendas.
8ª – Agregue valor aos seus doces:
Com a livre concorrência do mercado, quem oferece mercadorias ou serviços com menores preços geralmente vende mais. Agregar valor ao produto não é encarecer o mesmo é, ao invés disso, oferecer um bom atendimento, diversas condições de pagamento e uma inovação constante.
Aumentar a competitividade agregando mais valor aos itens que oferece é uma grande estratégia. O cliente ganha muito mais vantagens e fica satisfeito.
Com isso, sua marca torna-se mais confiável e conhecida em relação a outras opções do mercado, mesmo que elas sejam mais baratas.
9º – Validade e descuidados com higiene:
Lembra das aulas sobre como lavar as mãos, escovar os dentes e ter cuidados pessoais com a higiene? Aposto que você não imaginaria que isso fosse importante na hora de produzir os alimentos.
Porém, os cuidados com a manipulação de alimentos é um fator indiscutível quando o quesito é comercialização. Toda bactéria ou micro-organismo necessita de água para sobreviver.
Os doces, normalmente, possuem um baixo nível de umidade (quantidade de água) em sua composição, o que dificulta a proliferação de micro-organismos.
Isso também aumenta o prazo de validade dos mesmos, obviamente que
sob condições corretas de armazenamento. Sabendo disso, poderá estipular um prazo para o consumidor fazer uso do produto, e devemos sempre nos ater as matérias primas para estipular uma validade.
Ovos, leite, sucos, são exemplos de matéria prima que diminui o prazo de validade.
10º – Vender “fiado”:
Doces são uma grande opção para iniciar no meio empreendedor, ajudam ao administrador a ter experiências cruciais para o crescimento interno nos negócios.
Saber se portar diante de clientes que, por algum motivo, representam risco ao seu negócio é uma habilidade que deve ser desenvolvida pelo gestor.
O vender a prazo não é algo seguro a empresas pequenas pois, apesar de existir uma possibilidade de lucro, o risco de inadimplência e prejuízo é demasiado alto.
Deixar de receber pelo produto significa tanto um prejuízo quanto um mau hábito que não deve ser cultivado.
Estude seu produto, seus custos e elabore os seus preços de mercado com segurança, isso evitará que seu trabalho se desvalorize por uma estratégia perigosa que pode colocar em risco seu negócio.
Considerações:
Administrar é uma tarefa diária, que deve ser tratada como um hábito que gerido da forma correta, elimina a possibilidade de erro e aumenta suas chances de êxito.
Isso vale para vender doces ou carros, as características de sucesso são as mesmas para os dois.
Planejamento, Controle e riscos calculados. Evitando essas 10 armadilhas a chance de seu negócio prosperar são elevadas e poderá usufruir com segurança das conquistas.