Muita pessoas tem usado do dom de cozinha para fazer comida para vender, mas vamos entender um pouco mais sobre isso.
Todos nós queremos achar a galinha dos ovos de ouro e alguns procuram o resto de suas vidas essa tal e nunca acham. Outros constroem uma coisa parecida com isso, como por exemplo uma empresa. Hoje, no mundo globalizado, a mídia de informação cria inúmeros atalhos para conquistar lucro rápido.
Dessa forma, o conhecimento é difundido por essas mídias e agora você está em uma delas, pode acreditar, não vai se arrepender de ter aberto este link.
Pense Grande, Mesmo que Ainda Seja Pequeno
Nos últimos 30 anos, a gastronomia mundial vem sofrendo diversas mudanças em seu aspecto de produção em um mundo capitalista. Isso já era de se esperar.
Por isso, das grandes empresas de Fast-food a você, todos buscam essa fórmula mágica. O objetivo é alcançar vendas massivas dos seus produtos.
Seguindo um raciocínio lógico, sabemos que as grandes empresas já foram pequenas, como a sua. Mas, elas pensaram grande. Então, pensar é um fator determinante para qualquer negócio dar certo. Por isso, devemos dedicar muito tempo pensando em como e o que fazer com o negócio.
Como uma forma de estratégia, administradores de sucesso criam redes de contatos. E através delas vão conectar cada vez mais pessoas, criando assim um marketing social.
Comida para Vender, Onde é Melhor Investir?
Focando agora em produtos, no ramo da gastronomia os doces costumam ser de produção mais cara e saída mais planejada. Isso porque doces necessitam de um cuidado maior na produção e no planejamento de venda.
Um estudo organizado em uma faculdade de gastronomia no Ceará mostrou que a porcentagem de empresas que quebram é maior quando o produto comercializado são doces.
Por outro lado, Os salgados possuem maior rentabilidade. Isso, devido ao baixo custo de produção quando olhamos o produto final já fracionado.
Dando um exemplo: O valor final unitário de venda da coxinha gira em torno de R$02,50. Os custos totais dela ficam em torno de R$00,75.
Quer dizer, a margem de lucro cobre as despesas. E ainda sobra para pagar o administrador e investir de volta no negócio. Dessa forma, salgados é um bom produto para se trabalhar quando o assunto é comida para vender.
Alimentos fritos são considerados fast-food, comida de rua. O interessante para obter êxito em vendas é colocar seu ponto de negócio em um lugar com intenso fluxo de pessoas.
Analisando o Mercado
Se sua ideia é comercializar no seu lugar de estudo, é bom estudar as suas concorrências, os melhores horários e lugares para montar seu ponto.
Os salgados de forno são uma alternativa aos salgados fritos, visto que as frituras são consideradas mais “pesadas” por alguns consumidores.
Além de que esse tipo de salgado pode ser acondicionado por mais tempo e resiste melhor a variação de temperatura, dependendo do seu recheio. Normalmente produzidos com massas de pães, estes são uma releitura de pães maiores, que possuem inúmeros recheios.
Devido a essa versatilidade, pães recheados ou “salgados de forno” se tornam uma ótima opção a quem busca rentabilidade na comercialização.
Vender comida da parte de doçaria e pastelaria (doces de festa e salgados pequenos) para eventos pequenos, é uma opção. Exemplo disso seria aniversários de até 25 pessoas. Essa é uma ótima forma para quem gostaria de começar a empreender e receber lucro rápido.
De olho na Qualidade
Normalmente a qualidade dos doces e salgados de festa são medianos por estarem sendo produzidos em massa e de forma artesanal. O nível de exigência sobre esse fator define quanto você irá cobrar pelo serviço e pelo material.
Criando pacotes que ditam a matéria prima utilizada na confecção, a quantidade e diversidade de produtos é uma alternativa para atingir uma fatia maior de mercado sem comprometer a sua produção e maximizando os lucros.
Outra opção de salgados são os “pratinhos”. Normalmente em eventos se formam grupos de pessoas com grandes panelas em mesas de plástico, nessas panelas contendo arroz, saladas, cremes, carnes.
Também advém da necessidade de um grande fluxo de pessoas para obtenção de lucro, porém a rentabilidade desta forma de negócio é bastante alta.
Aposte no Diferencial
Uma forma que vem ganhando corpo agora no Brasil entre as pessoas que trabalham com comida para vender, porém é bem comum nos exterior, seria a venda de jantares temáticos, com diferentes cursos de pratos.
Funciona assim, você abre sua casa para convidados que compraram um assento na mesa, e com outras pessoas o cliente poderá desfrutar da presença de desconhecidos, de comidas diferentes, aumentando seus laços.
Para o empreendedor, a lucratividade vem na exclusividade desse serviço. O investimento é compartilhado com melhorias em sua casa e cozinha. Assim sendo uma alternativa para pessoas que gostariam de complementar sua renda e se divertir ao mesmo tempo que conhece gente nova.
Outro mercado ainda pouco explorado é o das marmitas fit ou para dietas de restrição alimentar.
Como empreendedor, poderá buscar através da diferenciação abranger uma fatia de mercado ainda pouco explorada como a das dietas de restrição alimentar. Diabéticos, Vegetarianos, Intolerantes a Lactose, e entre outros, são grandes nichos de mercado alimentício.
Encontrando a necessidade das pessoas
Como citado acima, os vegetarianos, diabéticos e demais grupos que possuem uma alimentação restrita, sentem vontade de comer. Por isso, uma oportunidade é oferecer grande variedade de alimentos processados a sua disposição. Com criatividade e conhecimento, você empreendedor poderá criar produtos para esse mercado.
É importante enfatizar que nele existe a necessidade de fidelização de clientela, para que a mesma busque seus produtos de forma recorrente. Pela diferenciação e exclusividade, o índice de rentabilidade se torna elevado. Podendo assim criar várias linhas de ação, como por exemplo: Vegan Kids, Low carb, Sucos detox.
Sorvetes tem e sempre terão grande saída durante todo ano no Brasil. Visto que o nosso país possui um clima bastante tropical. As temperaturas costumam estar sempre bem alinhadas com o consumo de comidas e bebidas geladas.
Apostar no uso de frutas com sabor intenso e exóticos como café por exemplo, é uma grandes sacadas para baratear o custo de produção. Mas, sem diminuir a qualidade dos produtos. A qualidade sempre terá peso gritante na hora da compra e determinação do preço a ser cobrado pelo produto.
Um fator limitante para a venda de frios é justamente o clima. Pois, acondicionamento dos mesmos por longos períodos é complicada e faz com que a produção seja pequena e constante. A produção realizada dessa forma evita desperdícios para um empreendimento inicial.
Conclusão
No final, o que realmente vai ditar o êxito para lucrar com comida para vender é seu planejamento perante o negócio.
Lucro é algo extremamente complicado na fase inicial de qualquer empresa. E algumas vezes não devemos retirar esse suposto lucro nessa fase da empresa.
Para isso é interessante sempre reinvestir o capital gerado para a própria. Dessa forma, em um futuro próximo, o lucro será usufruído de maneira responsável e segura, como resultado de um crescimento.